QUESTÃO 306 – YOUCAT: POR QUE SÃO VIRTUDES A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE?

(Em edição)

QUESTÃO 306: POR QUE SÃO VIRTUDES A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE?

 

YouCat responde: Também a fé, a esperança e a caridade são forças autênticas concedidas, sem dúvidas por Deus, que o ser humano pode desenvolver e aperfeiçoar, com a graça de Deus, para obter a “vida em abundância”. Jo 10,10, [1812-1813, 1840-1841].

 

DSC08117

Não deixemos apagar em nossas almas a luz da Fé, da Esperança e da Caridade.(Ilustração YouCat, pag 175)

 

Citações:

Deus é amor, e quem permanecer no amor permanece em Deus e Deus nele. 1Jo 4,16

As virtudes teologais existem como complemento às virtudes cardinais e são três:
  • : através dela, os cristãos creem em Deus, nas suas verdades reveladas e nos ensinamentos da Igreja, visto que Deus é a própria Verdade. Pela fé, “o homem entrega-se a Deus livremente. Por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque «a fé opera pela caridade» (Gal 5,6)“.
  • Caridade (ou amor): por meio dela, “amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos por amor de DeusJesus faz dela o mandamento novo, a plenitude da lei“. Para os Católicos, a caridade é «o vínculo da perfeição» (Col 3,14), logo a mais importante e o fundamento das virtudes. O Amor é também visto como uma “dádiva de si mesmo” e “o oposto de usar. (Wikipédia, a enciclopédia livre).

 

REFLEXÃO

Desenvolver e aperfeiçoar as virtudes teologais, luzes e graças recebidas do Pai-Criador: eis o caminho, o trabalho edificante, a tarefa entregue ao cristão, para que alcance a glória eterna. É assim que tem que ser!… E não cabe à criatura questionar os desígnios de seu Criador. E não sejamos omissos, discuidados, enquanto a natureza inteira canta, bendiz e glorifica o Deus Criador. Louvemos e glorifiquemos o nome do Senhor, pois o céu e a terra proclamam a Sua glória. Não sejamos nós, seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, a quebrar a harmonia do universo.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.