QUESTÃO 309 – YOUCAT: O QUE É O AMOR?

(Em edição)

QUESTÃO 309: O QUE É O AMOR?

FILHO-PRODIGO2 Lc15 11-32

Pai Bondoso (Lc 15 ,11-32) http://www.diocesedeosasco.com.br /artigos/parabola-filho-prodigo-ou-pai-bom-lc-15-11-32.html

YouCat responde: O amor é a força com que nos entregamos a Deus, que nos amou primeiro, para nos unirmos a Ele, e assim acolhermos os outros como a nós mesmos, por amor de Deus, sem reservas e com o coração. [1822-1829, 1844].

E continua: Jesus colocou o amor acima de todos os mandamentos, sem contudo os abolir. Santo Agostinho afirmava neste sentido: “Ama e faz o que quizeres”!, o que não é tão fácil como parece… O amor é, portanto, a maior de todas as energias aquela que anima e aperfeiçoa todas as outras forças com a vida divina.

Citações:

. O amor é uma virtude maravilhosa. Ele é simultaneamente o meio e o fim, o movimento e a meta, o caminho que leva a si mesmo. Que devemos, pois, fazer para amar? Para isso não precisamos de nenhum outro truque que não seja, simplesmente, amar, tal como aprendemos a tocar alaúde tocando alaúde, e a dançar dançando. São Francisco de Sales.

REFLEXÃO

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos (Jo 15,13). 

QUADRO: O Filho Pródigo, de Rembrandt Van Rijn (uma das mais eminentes fig. da história da arte europeia). 

No Filho Pródigo de Rembrandt: As mãos do pai repousam cuidadosa e delicadamente nas costas do filho regressado. Estão abertas, como que a acalmar o seu coração e a garantir-lhe, pelo toque, a sua intenção inequivocamente perdoadora e o desejo de ver este filho que estava perdido, agora restaurado, de novo “achado” para o pai.  Retrato da maior manifestação de amor das Sagradas Escrituras, um amor que culminou na Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, o Filho do Pai bondoso.  (https://ovelhaperdida.wordpress.com/ 2007/11/04/o-filho-prodigo-de-rembrandt/)

 

 

 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.