QUESTÃO 31: POR QUE SE APRESENTA DEUS COM UM NOME?

(Em edição)

QUESTÃO 31: POR QUE SE APRESENTA DEUS COM UM NOME”?

Youcat responde: “Deus apresenta-Se com um nome porque deseja ser acessível. [203-213, 230-231].”
E continua: “Deus não deseja permanecer anônimo. Ele não quer ser venerado como um mero “Ser Supremo”, que simplesmente pode ser sentido ou pressentido. Deus deseja ser conhecido e invocado como Aquele que é real e ativo. Na sarça ardente, Deus revela o Seu santo nome: >IHWA (Ex 3,14). Deus torna-se acessível a Seu Povo, embora Ele permaneça um Deus oculto, um mistério perene. Por causa de um elevadíssimo respeito, nunca se pronunciava (e ainda hoje não se pronuncia) em Israel o nome de Deus, sendo mesmo substituído pelo título Adonai (Senhor); até o >NOVO TESTAMENTO o utiliza: “Jesus é o Senhor” (Rm 10,9).”
Citações Youcat: 
“IHWE/IAHWEH É o mais importante nome de Deus no Antigo Testamento (Ex. 3,14).  Pode ser traduzido por “Eu sou aquele que Sou!” Para judeus e cristãos, designa o único Deus do Universo, o seu Criador, sustento, parceiro de aliança, libertador da escravidão do Egito, juiz e salvador.”

Moisés foi o maior líder do Antigo Testamento. Ele liderou os escravos Hebreus na saída do Egito. Ele foi o homem a quem Deus entregou os Dez Mandamentos. Ele foi um tremendo líder. Ele escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia -Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio http://www.imja.com.br/mensagem8.html)

REFLEXÃO
Deus, nosso Pai amado, é Aquele Senhor Criador, que se esconde e se revela, e nunca deixa de ser um mistério para Suas criaturas.  
Poderia a criatura conhecer o Criador e Seus desígnios? Pelo pouco que nos é dada saber, a resposta é não. Entretanto, Deus que pode tudo, criou uma forma de Se dar a conhecer, revelar-se a nós, naquilo que podemos compreender. E Ele o fez didaticamente, pacientemente. E, hoje, sabemos um pouco do Seu grande projeto de Salvação que culminou na encarnação, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia!…

 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.