QUESTÃO 317 – YOUCAT: COMO SE LIVRA UMA PESSOA DE UM PECADO GRAVE E COMO SE RELIGA ELA A DEUS?

(Em edição)

QUESTÃO 317: COMO SE LIVRA UMA PESSOA DE UM PECADO GRAVE E COMO SE RELIGA ELA A DEUS?

YouCat responde: Para resolver um corte com Deus, ocorrido por um pecado grave, um cristão católico deve reconciliar-se com Deus através da Confissão. [1856], 224-239.

Citações: Se não houvesse na Igreja o perdão dos pecados, não haveria fé na Vida eterna nem na libertação eterna. Agradeçamos a Deus, que deu à Igreja um tal dom. Santo Agostinho. 

 

Confissao

“O pecado é antes de tudo uma ofensa a Deus, uma ruptura da comunhão com Ele. Ao mesmo tempo é um atentado à comunhão com a Igreja. Por isso, a conversão traz simultaneamente o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja, o que é expresso e realizado liturgicamente pelo Sacramento da Penitência e da Reconciliação”. (CIC 1440) – http://obrademariabrasilia.com/?p=16442#.V2MFR7srIok .

 

REFLEXÃO

“Que nós tenhamos em mente que a nossa vida neste mundo, não é nada mais que uma batalha constante contra o pecado, contra o inimigo de Deus, e que nós estamos em constante treinamento para ficarmos preparados para essa guerra. O Sacramento da Confissão é esse preparo, é voltar, olhar para dentro de si, perceber onde errou e ter coragem de voltar para a batalha, pegar as armas e ir à luta novamente.”

“Que ao ouvir essas palavras: “Deus Pai de misericórdia, que, pela Morte e Ressurreição de Seu Filho, reconciliou o mundo Consigo e enviou o Espírito Santo para a remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, você possa dizer um “amém!” convicto de que recebeu o perdão e de que está pronto para a luta.”  http://obrademariabrasilia.com/?p=16442#.V2MFR7srIok

Esta é a realidade do cristão.

Batalha contra o pecado é o que temos de realizar quotidianamente, com a ajuda de Deus, pois sem Deus nada podemos.

A Santa Igreja nos é dada por Deus como adjutório, socorro, em nossa caminhada terrena. Sob a proteção da Santa Igreja, e com os sacramentos, estaremos mais intimamente apegados aos santos ensinamentos,  somos mais fortes, estamos mais preparados para o combate.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.