QUESTÃO 318 – YOUCAT: O QUE SÃO VÍCIOS?

(Em edição)

QUESTÃO 318: O QUE SÃO VÍCIOS?

YouCat reponde: Os vícios são hábitos negativos que anestesiam e obscurecem a consciência, abrindo o ser humano ao mal e dispondo-o para o pecado de forma habitual. [1856] 224-229.

E continua: Os vícios humanos encontram-se próximos dos pecados principais: o orgulho, a avidez, a inveja, a fúria, a impudicícia (impureza), a intemperança, a preguiça e o tédio.

viciados

Disse Deus: “Não é bom que o homem fique só!…” Depois inventaram a Internet.  http://www.criatives.com.br/2015/05/adeus-dialogo-22-imagens-chocantes-mostram-como-estamos-viciados-em-celulares-e-deixando-de-viver/

Citações:

  • Em nosso poder, portanto, encontram-se tanto a virtude como o vício. De fato, onde estiver em nosso puder o “fazer” aí estará também o “deixar”, e onde estiver o “não” aí estará também o “sim”.  Aristóteles (382-322 a. C., um dos maiores filósofos da Antiguidade, ao nível de Platão).

REFLEXÃO

O vício penetra nossos sentidos, ocupa todo o nosso ser, faz morada em nosso coração e se propaga ao nosso derredor, como frondosa cucurbitácea rastejante, trepadeira, que tudo sufoca, estrangula e suprime. O vício mata ideais e destroi famílias e pode, até, ser transmitido de geração a geração, como doença ruim, espécie de virus pernicioso, capaz de produzir alterações genéticas irreversíveis.

A Sagrada Escritura mostra como o vício do olhar pode alterar a cor do rebanho.

“Naquele mesmo dia, pôs ele à parte os bodes malhados e manchados, todas as cabras malhadas ou manchadas, todas aquelas que estavam marcadas de branco, e todos os cordeiros negros; confiou-os aos seus filhos, e pôs à distância de três dias de jornada entre ele e Jacó, o qual apascentava o resto do rebanho de Labão. Jacó tomou então varas verdes de álamo, de amendoeira e de plátano; tirou-lhes parte da casca, fazendo faixas brancas e deixando a nu o samo. Colocou as varas assim preparadas sob os olhos das ovelhas, nas pias e nos bebedouros onde vinham beber. Indo a beber, entravam em calor. E como entrassem no calor do coito diante dessas varas, concebiam cordeiros riscados, manchados e malhados. Jacó punha-os à parte, e voltava a face dos animais para o que era malhado e negro no rebanho de Labão. Constituiu assim rebanhos para si, que não se misturaram aos de Labão. Além disso, Jacó só punha suas varas nos bebedouros sob os olhos das ovelhas em calor, a fim de que seu coito se fizesse perto das varas, quando se tratava de ovelhas vigorosas. Quando eram fracas, não punha as varas, de sorte que os cordeiros raquíticos eram para Labão e os vigorosos para ele. Este homem tornou-se assim extremamente rico, e teve muitos rebanhos, escravas e escravos, camelos e jumentos.” (Gn 30,45-43)

 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.