QUESTÃO 32: QUE SIGNIFICA “DEUS É A VERDADE”?

(em edição)


QUESTÃO 32: QUE SIGNIFICA “DEUS É A VERDADE”?

Youcat responde:”Deus é Luz e n’Ele não há treva.” (1 Jo 1,5). A Sua palavra é a Verdade (Pr 8,7, 2Sm 7,28), e a Sua Lei é a Verdade (Sl 119, 142). O próprio Jesus responde pela Verdade de Deus quando, diante de Pilatos, confessa: “Para isso nasci e vim ao mundo, a fim dar testemunho da Verdade.” (Jo 18,37) [214-217].
E continua: “Deus não pode ser submetido a um processo de demonstração, a ciência não pode fazer d’Ele um objeto comensurável. E, no entanto, Deus deixa-Se submeter a um tipo especial de demonstração: que Deus é a Verdade sabemo-lo por via da absoluta credibilidade de Jesus. Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Isso pode descobrir e experimentar quem a Ele se abandona. Se Deus não fosse “verdadeiro”, a fé e a razão não poderiam entrar em diálogo. É possível porem, um entendimento entre elas, porque Deus é a Verdade e a Verdade é divina.”
Citações Youcat: “Moisés disse a Deus: “vou procurar os filhos de Israel e dizer-lhes: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós. ‘Mas, se me perguntarem qual é o Seu nome, que hei de responder-lhes?’ Disse Deus a Moisés: “Eu sou Aquele que sou”. E prosseguiu: “Assim falarás aos filhos de Israel: O que se chama ‘Eu sou’ envia-me a vós.” Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, Deus de vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó, enviou-me a vós.’ Este é o meu nome para sempre, assim Me invocareis de geração em geração. (Ex 3,13-15).”

“Jesus Cristo é a Verdade tornada pessoa, que atrai o mundo a Si. A Luz que irradia de Jesus é o esplendor da Verdade. Cada outra verdade é um fragmento da Verdade que é Ele e para Ele aponta. Bento XVI, 10.02.2006.”

————-
Leitura do Catecismo da Igreja Católica – [CIC = 214-217]

215) – “O princípio de tua palavra é a verdade, tuas normas são justiça para sempre” (Sl 119,160). “Sim, Senhor Deus, és tu que és Deus, tuas palavras são verdade” (2Sm 7,28); é por isso que as promessas de Deus sempre se realizam. Deus é a própria Verdade, suas palavras não podem enganar. É por isso que podemos entregar-nos com toda a confiança à verdade e à fidelidade de sua palavra em todas as coisas. O começo do pecado e da queda do homem foi uma mentira do tentador que induziu duvidar da palavra de Deus, de sua benevolência e fidelidade.
216) – A verdade de Deus é sua sabedoria que comanda toda ordem da criação e do governo do mundo [fca 52] . Deus, que sozinho criou o céu e a terra, é o único que pode dar o conhecimento verdadeiro de toda coisa criada em sua relação com ele.
217) – Deus é verdadeiro também quando se revela: o ensinamento que vem de Deus é “uma doutrina de verdade” (Ml 2,6). Quando enviar seu Filho ao mundo, será “para dar testemunho da Verdade” (Jo 18,37): “Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro”.

————-
REFLEXÃO
O ditado popular nos ensina que mentira tem pernas curtas porque ninguém escamoteia a verdade sem que seja desmascarado pela própria verdade.
“Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44).
O mundo foi feito pela Verdade e na Verdade que é Deus porém, tornou-se inimigo da Verdade. Jesus mesmo, ante o julgamento de Pilatos, declarou: “eu vim para dar testemunho da verdade”; em outro momento, disse: “O meu Reino não é deste mundo.”
Diante de Pilatos, Jesus silenciou. 
Ele veio para  dar testemunho da verdade e a conclusão óbvia é: meu Reino não é deste mundo. Só é possível articular com quem tem um mínimo de lucidez sobre a temática. No mais, é jogar pérolas ao pisoteio dos porcos. Por isto, Jesus calou e assumiu a cruz dizendo ao Pai: perdoai-lhes,  eles não sabem o que fazem.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.