(Em edição)
QUESTÃO 327: COMO SE PODE DESENVOLVER O BEM COMUM?

Tales de Mileto foi um filósofo da Grécia Antiga, o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 557 a.C.. Frases – http://kdfrases.com http://kdfrases.com/frase/150800
YouCast responde: O BEM COMUM surge quando os direitos fundamentais da pessoa humana são respeitados e quando ele se pode desenvolver espiritual e religiosamente. O bem comum implica em que as pessoas possam vivier em liberdade, paz e segurança social. No tempo da globalização, também o bem comum deve assumir uma abrangência universal e considerar os direitos e os deveres de toda a humanidade. [1907-1912, 1025, 1927]
E continua: O BEM COMUM é servido sobretudo quando ocupa a posição central no bem do indivíduo e da menor das células sociais (porventura a família). O indivíduo e a menor das unidades sociais necessitam de proteção e apoio por parte da força superior das instituições do Estado.
Citações:
- A ordem das coisas deve estar subordinada à ordem das pessoas e não ao contrário. Gaudium et spes, nº. 28.
- Com todos se deve proceder com justiça e bondade. Dignitatis humane, nº. 7.
REFLEXÃO
A natureza, o universo inteiro, todas as criaturas, são riquezas, bens comuns, disponibilizados pelo Criador ao usufruto comum de todos os seres pensados por Deus. Significa que Deus criou tudo para todos, inclusive o ser humano. E isto é amor!… Um amor que o próprio Deus estabelece, respeita e se submete. E não existe maior amor do que aquele dá a própria vida pelo bem de seus amados.
A nenhuma de Suas criaturas, permita-lhe o Senhor Deus, o assalto do infortúnio de se negar a esta bem-aventurança: a cooperação com o sumo bem. Não permita o Senhor Deus tal desdita a nenhuma de Suas criaturas. Pois, uma vida sem amor é a maior de todas as desventuras. O exemplo maior nos vem de Deus mesmo, em Jesus Cristo: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (Jo 15, 12-13).
E se ao indivíduo é solicitada tamanha abnegação, um viver para fora de si, para o outro, que dizer da família, da comunidade e da nação?
Comentários