QUESTÃO 329 – YOUCAT: COMO SURGE A JUSTIÇA SOCIAL NUMA SOCIEDADE?

(Em edição)

QUESTÃO 329: COMO SURGE A JUSTIÇA SOCIAL NUMA SOCIEDADE?

 

YouCat responde: A justiça social surge quando é respeitada a dignidade inalienável de cada indivíduo e quando os direitos advindos dela são admitidos e adotados sem restrições. A isso pertence também o direito a uma participação ativa na vida política, econômica e cultural da sociedade. [1928-1933, 1943-1944]

Justiça-frase-a-justica-e-a-vinganca-do-homem-em-sociedade-como-a-vinganca-e-a-justica-do-homem-em-estado-epicuro-99987

Epicuro de Samos foi um filósofo grego do período helenístico. Seu pensamento foi muito difundido e numerosos centros epicuristas se desenvolveram na Jônia, no Egito e, a partir do século I, em Roma, onde Lucrécio foi seu maior divulgador. Frases – http://kdfrases.com

E continua: A base de toda a justiça é o respeito pela dignidade inalienável do ser humano “cuja defesa e promoção nos foram confiadas pelo Criador, tarefa a que estão rigorosa e responsavelmente obrigados os homens e as mulheres em todas as conjunturas da história” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, nº. 47). Os direitos humanos, que nenhum Estado pode abolir ou alterar, resultam diretamente da dignidade humana. Os Estados e as autoridades que espezinham tais direitos são regimes injustos e perdem a sua autoridade. Uma sociedade aperfeiçoa-se, porém, não pelas leis, mas pelo amor ao próximo, que cada um deve considerar, sem exceção “como um “outro eu” “. (Gaudium et spes, nº. 27). 280

Citações: 

  • Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes. Mt 25, 40.
  • Não pensem que Deus ajuda a miséria. Deus não aprova as injustiças. As injustiças são um problema nosso. D. Helder Câmara.
  • Todas as ciências e artes têm um fim e o mais importante é a política. O bem maior desta é a justiça; mas esta consiste no bem-estar da sociedade. Aristóteles. 

REFLEXÃO

A criatura humana, feita á imagem e semelhança de Deus, de Deus provém e a Deus está destinada. Nisto reside toda dignidade humana: somos obra prima das Mãos do Altíssimo, tornados filhos de Deus, em nosso irmão e Senhor Jesus Cristo.

Com origens e destinos fixados por Deus, e em Deus, os humanos são iguais entre si e perante Deus; isto é esssencial, fundamental, e há de prevalecer, mesmo que, por divervas razões ou circunstâncias, possam se tornar ou parecer diferentes. É a essência, o fundamento, o que deterrmina e estabelece a igualdade, e tudo o mais, a isto, se subordina.

Do exposto, sou levado a concluir que todos os seres humanos são, primeiramente, iguais (porque, iguais em origem e destino, e em certos dons e atributos) e, depois, diferentes (porque, diferem em suas buscas e anceios, e porque diferem, igualmente, em outros dons e atributos). Tudo isto, porque o ser humano é “um constructo” (um ser em construção), entregue a si mesmo, detentor da mesma riqueza, potencialidade e dignidade originais.

Afinal, nascemos das Mãos de Deus e do mesmo sopro Criador. Por isto, nos foi dito: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.” (Jo 15, 12).

Esta é a justiça que nos vem de Deus, nosso amado Pai.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.