QUESTÃO 33: O QUE SIGNIFICA “DEUS É AMOR”?

(Em edição)
Youcat responde: “Se Deus é o amor, não há criatura que não seja sustentada e envolvida por infinito desejo de bem. Deus não só declara que é o amor, mas também o demonstra: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.” (Jo15,13) [218,221].
E continua: “Nenhuma outra >RELIGIÃO afirma o que diz o Cristianismo: “Deus é amor.”(1 Jo 4,8.16).
A fé assenta nesta expressão, embora a experiência da dor e da maldade no mundo faça muitos duvidarem de que Deus seja realmente amoroso. Já no > ANTIGO TESTAMENTO Deus comunica ao Seu povo, pela boca do profeta Isaias: “Visto que és precioso e honrado aos meus olhos e eu te amei, assim por ti dei nações inteiras. Não temas, pois, porque Eu estou contigo.” (Is 43,5)  E fá-lo dizer: “Pode a mulher esquecer-se da criança que amamenta e não ter carinho pelo fruto de suas entranhas? Mas ainda que ela o esquecesse, Eu nunca te esquecerei.” (Is 49,15)  Que o discurso do amor divino não consiste em palavras vazias demonstra-o Jesus na cruz, onde Ele entrega a Sua vida pelos seus amigos.”
Citações Youcat: “Deus é tão verdadeiramente mãe como pai.” Beata Juliana de Norwich (ca 1342,ca1413, mistica inglesa).
O  verdadeiro amor dói. Ele dói sempre. Amar uma pessoa custa mesmo; é doloroso abandoná-la e deseja-se morrer por ela. Quando as pessoas se casam, têm de deixar muitas coisas de lado para se poderem amar. A mãe que dá a vida a uma criança sofre muito. A palavra “amor” é tão mal entendida e abusa-se tanto dela. Beata Madre Teresa.
——————
Leitura do Catecismo da Igreja Católica [CIC=218, 221]
218) – Ao longo de sua história, Israel pôde descobrir que Deus tinha uma única razão para revelar-se a ele e para tê-lo escolhido dentre todos os povos para ser dele: seu amor gratuito. E Israel entendeu, graças a seus profetas, que foi também por amor que Deus não cessou de salvá-lo e de perdoar-lhe sua infidelidade e seus pecados.
221) – Mas São João vai ainda mais longe ao afirmar: “Deus é Amor” (1Jo 4,8.16); o próprio Ser de Deus é Amor. Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo: Ele mesmo é eternamente intercâmbio de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a participar deste intercâmbio.
—————

REFLEXÃO

 

Amor-perfeito-vagueando pela IhadaMadeia

Amor perfeito enfeita o chão na Ilha da madeia; http://drakonyaz.blogspot.com.br/2006_01_01_archive.html

Convém não confundir nem relativizar o Amor. O Amor é uma verdade verdadeira, incorruptível, pragmática. E qual é o objetivo do Amor Perfeito? O Amor Perfeito nasce em Deus e para Deus quer conduzir as criaturas; para alcançar seu objetivo o Amor vai até as últimas consequências. De sangue derramado é a côr do Amor Perfeito.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.