QUESTÃO 347 – YOUCAT: POR QUE MOTIVO A “DUPLA MORAL” É UMA ACUSAÇÃO TÃO PESADA CONTRA OS CRISTÃOS?

(Em edição)

QUESTÃO 347: POR QUE MOTIVO A “DUPLA MORAL” É UMA ACUSAÇÃO TÃO PESADA CONTRA OS CRISTÃOS?

 

DuplaMoral-nestle_zecarioca_blog

Forte Exemplo de Dupla Moral p/Hobert Henry Srour http://sonetodaprimeirahora.blogspot.com.br/2011/06/dupla-moral-brasileira.html

 

Dupla Moral-Etica-crist-slides-24-728

Ética Cristã: http://pt.slideshare.net/venturaneto/tica-crist-slides

YouCat responde: A concordância entre a vida e o testemunho é o primeiro pressuposto para o anúncio do Evangelho. A “Dupla Moral” significa, portanto, trair a missão dos cristãos, que é ser “sal da terra” e “luz do mundo” [2044-2046].

E continua: São Paulo recordou à comunidade de Corintos: “É manifesto que vós sois uma carta de Cristo … escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, que são os vossos corações.” (2 Cor 3,3). São os próprios cristãos e não aquilo que eles dizem, as “cartas de recomendação” (2 Cor 3,1) de Cristo ao mundo. Ainda mais devastador é quando Sacerdotes e Consagrados abusam de crianças; eles não só cometem um indizível crime contra as vítimas, mas também retiram a muitos a esperança em Deus e apagam, não em poucos, a Luz da fé.

Citações:

  • DUPLA MORAL é uma moral publicamente exposta ou simplesmente vivida no quotidiano reservado, que consiste em “duas medidas”: por um lado, a pessoa da dupla moral defente aberta ou privadamente metas e valores que ela, por outro lado, não pratica.
  • O mundo está cheio de gente que anuncia água e bebe vinho. Giovanni Guareschi (1908-1968, escritor italiano, autor de Don Camillo e Pappone).

 

REFLEXÃO

Como vemos, o dia-a-dia humano, cristão ou não cristão, é frequentemente contaminado por duplicidade moral: falsidades, hipocrisias, enganações, infidelidades, etc.

A concordância entre vida e testemunho, entre  o “como vivo” e o “que prego”, o meu viver e o meu falar, o que sou e o que aparento ser, são ensinamentos evangélicos fundamentais. É Jesus mesmo quem diz: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” (Mt 23, 27-28) “Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça”. (Mt 23, 36)

Os crimes dos cristãos (corpo da Igreja) maculam a fé cristã e se multiplicam em dolorosos espinhos da coroa do Divino mestre, cabêça da Santa Igreja.

Perdão, meu Senhor!…Misericórdia!…

====

DUPLA MORAL BRASILEIRA PERSONALIZADA NO ZÉ CARIOCA

htmlhttp://sonetodaprimeirahora.blogspot.com.br/2011/06/dupla-moral-brasileira.html – Hobert Henry Srour: Ética Empresarial – Gestão da Reputação – Segunda Ed. Editora Campus.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.