QUESTÃO 357 – YOUCAT: O ATEISMO É SEMPRE UM PECADO CONTRA O PRIMEIRO MANDAMENTO?

(Em edição)

QUESTÃO 357: O ATEISMO É SEMPRE UM PECADO CONTRA O PRIMEIRO MANDAMENTO?

 

SEMPRE FOI ASSIM: QUANDO O HOMEM DESOBEDECE OU NEGA DEUS, QUER TOMAR O SEU LUGAR – IMAGEM SITE: www.bulevoador.com.br /2015/09/sobre-ateus-e-modinha/

YouCat responde: O Ateísmo não é um pecado se a pessoa não conheceu Deus ou se, questionado sobre Deus na sua consciência, não consegue crêr n’Ele. [2127-2128]

E continua: Não é nítida a fronteira entre o não conseguir crêr e o não querer crêr. A atitude que simplesmente despreza a fé como algo não importante, sem a ter exsaminado de perto, é frequentemente pior que um Ateísmo prudente.

Citações: 

  • ATEÍSMO (gr. a= não e theo = Deus) É a idéia da inexistência de Deus. Trata-se de um conceito comum a variadas formas de negação teóricas ou prática de Deus.
  • AGNOSTICISMO (gr. a=não e gnosis = conhecimento) É a idéia da incompreensibilidade de Deus. Trata-se de uma posição que deixa a questão de Deus em aberto, por ela não ser determinável ou por Deus não poder ser compreendido com precisão. ninguém naga Deus se não tiver interessse em que Ele não exista

REFLEXÃO

Crêr é dom, é dádiva de Deus. Afinal, se não o fosse, como poderiamos crer? Pode a criatura perceber Seu Criador, por si mesma? A criatura humana, obra das mãos do Altíssimo,  precisa, sentir-se, perceber-se, antes de dirigir-se a Deus. O agir vem depois do existir e do perceber-se mas, ainda, depende do querer. E é o que há da essência de Deus no barro que faz o barro elevar-se como criatura para contemplar o Deus Altíssimo, reverenciá-lo, a Ele sorrir e abrir o coração com ternura. Não há maior felicidade do que aquela da criatura quando comtempla a face do seu Criador.  Alelúia!…  Meu Deus, como és lindo!… diria!…

Recém saídos do mundo do inanimado, exclamam Adão e Eva admirados: Alelúia!…  Meu Deus, como és lindo!… E foram admitidos por Deus na plenitude da vida, num  momento singular, antes das trevas da insubmissão. 

Espanto e emoção seriam as primeiras reações, dos seres recém criados, arrebatados diante da glória e da formosura do Senhor e Pai amado!  

Para crer em Deus e amá-lO, com devoção, Eva não carecia de fé, e muito menos, Adão. Pois, Deus caminhava com eles numa sublime atenção. A fé só se tornou necessária após a indisciplina, quando a morte entrou no mundo e mudou o seu destino, separando o humano do divino, num golpe dos mais tiranos.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.