(Em edição)
TERCEIRO MANDAMENTO
Lembra-te de santificar o Sábado
QUESTÃO 362: POR QUE RAZÃO ISRAEL CELEBRA O SÁBADO?
YouCat responde: O SÁBADO é, para o povo de Israel, a grande memória de Deus, Criador e libertador. [2168-2172, 2189].
E continua: O SÁBADO recorda, por um lado, o sétimo dia da Criação; diz-se que neste dia Deus “parou para respirar” (Ex 31,17), autorizando, de certa forma todas as pessoas a interromperem o trabalho e a tomarem novo fôlego; até os escravos deviam poder guardar o Sábado. Isso remete a outra grande recordação, a libertação de Israel da escravidão do Egito: “Lembra-te de que fostes escrvo no Egito!” (Dt 5,15). O Sábado é, portanto, a festa da libertação humana; no Sábado pode tomar-se alento, nele é superada a divisão mundana entre senhores e escravos. No Judaísmo tradicional, este dia de liberdade e descanso vale como uma espécie de antegozo do mundo vindouro. > 47.
Citações:
- Lembra-te-ás do dia de Sábado, para o santificares! […] Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem os teus animais domésticos, nem o estrangeiro que vive em tua cidade! (Ex 20,8.10)
REFLEXÃO
“Assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército. Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da Criação. Tal é a história da criação dos céus e da terra”. (Gn 2,1-4)
Comentários