QUESTÃO 364 – YOUCAT: POR QUE RAZÃO OS CRISTÃOS SUBSTITUÍRAM O SÁBADO PELO DOMINGO?

(Em edição)

QUESTÃO 364: POR QUE RAZÃO OS CRISTÃOS SUBSTITUÍRAM O SÁBADO PELO DOMINGO?

Domingo-inacio_martir

O SÁBADO X DOMINGO: www.franciscocatolico.com.br/news/ cristaos-devem-guardar-o-domingo-dia-do-senhor

 

YouCat responde: Os cristão trocam a celebração do sábado pela celebração do domingo porque Jesus Cristo ressuscitou dos mortos num domingo. O “dia do Senhor” assume porém alguns elementos do Sábado. [2174-2176, 2190-2191]

E continua: O domingo cristão tem, assim, três elementos:

1) Recorda a Criação do mundo e remete para o solene explendor da bondade de Deus dentro do tempo.

2) Recorda o “oitavo dia da Criação”, em que o mundo se renovou em Cristo (isto é dito numa oração na Vigília Pascal: “De modo admirável criaste o Homem e de modo mais admirável ainda o redimistes”).

3) Aproveita o motivo do descanso não apenas para santificar a interrupção do trabalho, mas também para aludir já ao descanso eterno do ser humano em Deus.

Citação:

  • Se os pagãos o designam por “o dia do sol”, de bom grado nós também o professamos, pois hoje nasceu a Luz do mundo, hoje apareceu o Sol da justiça cujos raios trazem a salvação. São Jerônimo. 
  • Sem domingo, não conseguimos viver. OS MÁRTIRES CRISTÃOS DE ANTTENE, antes de serem executados, em 304, pelo imperador Diocleciano por se terem esposto á proibição da celebração dominical.

REFLEXÃO

POR QUE O DOMINGO

Dentre as razões para a substituição do sábado pelo domingo, destaco:

1. Cristo ressuscitou no primeiro dia da semana: “Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana apareceu primeiramente a Maria de Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios (Mc 16, 9).

2. O primeiro dia da semana foi o dia especial das manifestações de Cristo ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no domingo seguinte (Lc 24; Jo 20.13-19, 26).

3. O Espírito foi derramado no dia de Pentecostes (Domingo) (Lv 23. 15-16, 21; At 2. 1-4). Os cristãos primitivos costumavam a reunir-se aos domingos. (At 20.7; 1 Co 16. 1-2).

Trocar o sábado pelo domingo (o sétimo dia pelo oitavo) significa iluminar o descanso de Deus e dos homens com a amorosa reverência e o esplendor da ressurreição do Homem-Deus; a submissão do descanso deste mundo ao descanso eterno, pela ressurreição de Jesus Cristo, O Nosso Senhor.