QUESTÃO 367- YOUCAT: A QUEM SE REFERE O QUARTO MANDAMENTO E O QUE ESPERA ELE DE NÓS?

(Em edição)

SEGUNDO CAPÍTULO

Ama a teu próximo como a ti mesmo

QUARTO MANDAMENTO

Honrarás pai e mãe!

QUESTÃO 367: A QUEM SE REFERE O QUARTO MANDAMENTO E O QUE ESPERA ELE DE NÓS?

Honrar Pai e Mãe-capa_familia_santuario

HONRAR PAI E MÃE: “Fostes Vós que plasmastes as entranhas do meu corpo, Vós me tecestes no seio de minha mãe. Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso” (Sl 138, 13 s). http://cleofas.com.br/honrar-pai-e-mae/. 

YouCat responde: O quanto Mandamento refere-se, em primeiro lugar, aos pais biológicos, mas também às pessoas a quem devemos a nossa vida, a nossa prosperidade, a nossa segurança e a nossa fé. [2196-2200, 2247-2248].

E continua: Aquilo que devemos aos nossos pais, nomeadamente o amor, a gratidão e a atenção, também deve reger o nosso relacionamento com as pessoas que nos guiam e que estão disponíveis para nós. Há pessoas que detém uma autoridade natural e boa, que nos foi concedida por Deus: pais adotivos e padrastos, familiares mis velhos (sobretudo avós), educadores, professores, patões e chefes. De acordo com o quarto Mandamento, devemos dar-lhes satisfações. Este Mandamento remete-nos até, em sentido abrangentem, para os nossos deveres de cidadãos perante o Estado. 325.

Citações:

  • Honra pai e mãe, afim de prolongares os teus dias na terrra que o Senhor, teu Deus, te vai dar. Ex. 20, 12.       

REFLEXÃO

Pai e mãe, lar paterno-maternal carinhoso, conselheiro e edificante, tudo o que há de melhor e mais necessário à vida, na face da terra; pai e mãe, auxiliares de Deus na família humana; pai e mãe, instrumentos de Deus, sublimes gestores de vida longa a seus amados. 

Honrar pai e mãe significa reconhecer, diante de Deus e dos homens, o sublime valor da vida, de Deus emanada, aos filhos doada, com amor semeada.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.