QUESTÃO 372 – YOUCAT: DE QUE MODO OS PAIS AMAM OS SEUS FILHOS?

(Em edição)

QUESTÃO 372: DE QUE MODO OS PAIS AMAM OS SEUS FILHOS?

questao372-youcat

FILHO, DOM DE DEUS, NÃO PROPRIEDADE DOS PAIS. Questão 372 – pag 205 – YouCat

YouCat responde: Deus confiou os filhos aos pais para que estes fossem para os filhos modelos estáveis e justos, os amassem e estimassem, enfim, para que tudo fizessem no sentido de os filhos se poderem desenvolver corporal e espiritualmente [2221-2231].

E continua: Os filhos são um dom de Deus e não uma propriedade dos pais. Antes de serem filhos dos seus pais, eles são filhos de Deus. O dever mais nobre dos pais é dar aos seus filhos a Boa-Nova e ser para eles mediadores da fé cristã. 374.

Citações: 

  • Duas coisas devem os filhos obter dos seus pais, raizes e asas. Johann Wolfgang von Goethe.

REFLEXÃO

Deus ama a Criação e trabalha sempre pelo bem das criaturas. A natureza inteira reflete a preocupação, a bondade, o amor de Deus.

Uma natureza preocupara com os filhos que Deus lhe concede, uma extensão do amor edificante do Criador:

Um casal de passarinhos preocupa-se em preparar um ninho, cobrir e aquecer os ovos para favorecer a germinação, a vida; alimentam e protegem os filhotes, ensinam-lhes os primeiros vôos e os preparam para o enfrentamento das dificuldades da vida.

E pronto!…

Os filhos se vão pelo espaço a fora, entregues a si mesmos, sob o manto bendito da mãe-natureza; natureza que a um só tempo espanta e acolhe.

Com o ser humano, é parecido: O amor dos pais tem de ser o sagrado manto protetor sem limite de espaço e nem de tempo… o céu é o limite!  E, se o filho decidir levantar vôo, seguir sua rota, aventurar-se, é livre para fazê-lo; pois, no reino dos homens, cada ser coloca em sua cabeça a coroa que bem o desejar, e não importa onde isto o possa levar, e nem a angústias que isso possa causar.

Exemplo marcante nos traz a lenda de Dédalus com o filho Ícaro (Mitogolia grega):   

O mito de Dédalo e seu filho Ícaro representam as limitações físicas do ser humano, apesar da sua criatividade. Enquanto jovens, temos grandes sonhos e grandes projetos em mente, e buscamos realizar algo sagrado que alimenta a liberdade de nossa alma. Tentamos superar todos os obstáculos, mas quando perdemos o bom senso e somos imprudentes em nossas ações, podemos alterar todo o curso de nossas vidas.

Pai e filho aventuraram-se a voar com asas de cera. Icaro foi mais alto. O sol derretu-lhe a cera das asas e ele precipitou-se ao mar. Dédalo, procurando o filho, gritava: “Icare bone puer ubi es?” (Ìcaro meu bom menino, onde estás?).  Matéria, site:

  http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/03/dedalo-e-icaro-os-limites-para-sonhar.html

 Dédalo e Ícaro, os limites para sonhar: As asas derretidas lançaram Ìcaro ao precipício .http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2011/03/dedalo-e-icaro-os-limites-para-sonhar.html

 

 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.