QUESTÃO 376 – YOUCAT: QUE DEVERES TÊM OS CIDADÃOS PERANTE O ESTADO?

(Em edição)

QUESTÃO 376: QUE DEVERES TÊM OS CIDADÃOS PERANTE O ESTADO?

cidadao-estado

Imagem onde um boneco representa o Estado e outro,  o cidadão; eles competem em um cabo de força, em uma balança equilibrada representando a justiça. https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2109.

YouCat responde: Cada cidadão tem o direito de colaborar lealmente com os órgãos do Estado e contribuir para o Bem Comum com verdade, justiça, liberdade e solidariedade. [2238-2246].

E continua: Também um cristão deve amar a sua pátria, defendê-la em caso de necessidade e colocar-se de bom grado a serviço das instituições estaduais. Deve exercer ativa e passivamente o direito de voto e não se furtar ao dever dos impostos. No entanto, o cidadão permanece, como indivíduo, um ser livre e dotado de direitos fundamentais e elementares; tem direito a criticar construtivamente o Estado e os seus órgãos. O Estado existe para as pesoas, não as pessoas para o Estado.

Citações:

  • Pelo nascimento, sou albanesa; pela nacionalidade, sou indiana; sou uma freira católica. Pela minha missão, pertenço a todo o mundo, mas o meu coração pertence a Jesus. Beata madre Teresa.

REFLEXÃO

A expressão, “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, define muito bem a relação do cristão com o Estado. Se o Estado existe para o bem de todos, todos devem colaborar com o Estado, para o bem comum. Se o Estado se tornar opressor, todos devem colaborar para o saneamento do Estado.