QUESTÃO 381 – YOUCAT: POR QUE MOTIVO A IGREJA É CONTRA A PENA DE MORTE?

(Em edição)

QUESTÃO 381: POR QUE MOTIVO A IGREJA É CONTRA A PENA DE MORTE?

pena-de-morte-4

Por que ser contra a Pena de Morte? Dez principais motivos para ser contra a Pena de Morte.   –     https:// jotinhagblog.wordpress.com/2015/09/15/por-que-ser-contra-a-pena-de-morte/

YouCat responde: A Igreja empenha-se contra a pena de morte porque ela “é tão cruel quanto desnecessária” (João Paulo II, St. Louis, 27.01.1999. [2266-2267].

E continua: Cada Estado de direito tem o direito de castigar adequadamente. Na Encíclica Evangélium vitae (1995), o Papa João Paulo II não afirma que a pena de morte é uma pena inaceitável ou injusta. Tirar a vida a um criminoso é uma medida extrema, a que um Estado só deve recorrer em casos de absoluta necessidade. A necessidade justifica-se quando a sociedade humana não se pode defender sem a execução do culpado. Todavia, estes casos, diz João Paulo II, “são já muito raros, senão mesmo praticamente inexistentes”. (ibiden, nº. 56)

Citações: 

  • Para ser adequada e justa, uma pena infligida pelo Estado deve respeitar quatro condições:

       1. O delito deve ser reparado.

       2. O Estado deseja, com ela, restaurar a órdem pública e garantir a segurança dos seus cidadãos.

       3. A pena deve melhorar o culpado.

       4. A pena deve corresponder á gravidade do delito.

REFLEXÃO

A legítima defesa tem por objetivo a vida; a pena de morte tem mais a ver com a sede de vingança do que com a preservação da vida, com o ódio, do que com o amor; e o ser humano não deve eliminar aquilo que não sabe construir; isto será um desrespeito a Deus-Pai Criador; somente Àquele que dá a vida cabe retirá-la. 

Corpo e alma, uma união estadelecida por Deus, para ser eterna. Não separe o homem aquilo que Deus uniu!



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.