QUESTÃO 385 – YOUCAT: PODEM REALIZAR-SE INVESTIGAÇÕES EM EMBRIÕES VIVOS E EM CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS?

(Em edição) 

QUESTÃO 385: PODEM REALIZAR-SE INVESTIGAÇÕES EM EMBRIÕES VIVOS E EM CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS?

 

investiga1-embrioes

Proposta Anticristã: Esta foi uma das promessas eleitorais do Presidente Barack Obama.

 

YouCat responde: Não. Os embriões são seres humanos, porque a vida humana começa com a fusão de um espermatozoide com um óvulo [2275, 2323].

E continua: Considerar os embriões um material biológico, “produzí-los” e “utilizar” as suas células estaminais na investigação é absolutamente imoral e rejeitasdo pela proibição de matar. Algo diferente são as investigações em células estaminais adultas, que não têm a capacidade de se transformarem em pessoas. As intervenções médicas realizadas num embrião só se justificam se a sua intenção for a cura, se a vida e o desenvolvimento incólume da criança estiverem garantidos e se o risco da intervenção não for altamente desproporcionado. > 292.

Citações: Quem escandalizar um destes pequeninos que creem em Mim, seria melhor que lhe fosse pendurada uma mó de azenha ao pescoço, e se submergisse na profundeza do mar (Mt 18,6).

MATÉRIA COMPLEMENTAR

https://www.publico.pt/mundo/noticia/obama-da-luz-verde-a-investigacao-com-celulas-estaminais-embrionarias-1368153

REFLEXÃO 

O pecado paradisíaco da desobediência fundamenta-se no “sereis como Deus”, infame proposta do enganador. Desde então, o ser humano deixou de ser inteiramente confiável; sua curiosidade e ações devem ser monitoradas e disciplinadas pelo amor, pela força e pela sabedoria da Palavra de Deus. Os segredos da vida humana, o doar e o retomar a vida, tudo é graça, é amor de Deus, não devem e não podem estar submissos aos interesses e aos ditames escusos do especulador. A dignidade da pessoa humana está vinculada à dignidade do seu Criador.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.