QUESTÃO 390 – YOUCAT: É PERMITIDO FAZER-SE EXPERIMENTO NUMA PESSOA VIVA?

(Em edição) 

QUESTÃO 390: É PERMITIDO FAZER-SE EXPERIMENTO NUMA PESSOA VIVA?

pesquisa-cientifico

Os cientistas foram afetados por seus experimentos http://www. lohevisto.com/cientificos-fueron-afectados-experimentos-i.html

YouCat responde: As pesquisas científicas, psicológicas ou médicas em pessoas vivas são apenas permitidas se os resultados esperados forem importantes para o bem da humanidade e se não puderem ser realizadas de outro modo. Tudo deve, contudo, acontecer com o consentimento livre da pessoa a experimentar. [2292-2295]

E continua: Além disso, as experiências não devem ser excessivamente arriscadas. É um crime fazer das pessoas objeto de investigação contra a sua vontade. A vida de Wanda Poltawiska, uma resistente polaca, confidente do Papa João Paulo II, recorda o que ontem, como hoje, esteve em jogo. Durante o tempo do nazismo Wanda Poltawiska no campo de concentração de Ravensbrück, tornou-se vítima das experiências criminosas em seres humanos. Mais tarde, esta psiquiatra empenhou-se numa renovação da ética médica e pertenceu aos membros fundadores da Pontifícia Academia para a Vida.

Citações:

  • Por ordem, fomos conduzidos para fora, fracos, impotentes. Diante da porta da sala das operações, no corredor, fomos anestesiados pelo Dr. Schidlausky com uma injeção intravenosa. Antes de adormecer, relampejou um pensamento, que porém não consegui mais exprimir: “Mas não somos cobaias!”. Não, não eramos mesmo cobaias. Eramos pessoas! Wanda Poltawska.

REFLEXÃO

Esta questão põe em relevo a igualdade de dignidade dos seres humanos, em todo tempo e lugar, diante de Deus e dos homens, ao mesmo tempo em que destaca a importância e a necessidade da entrega de uns pela salvação de outros, pura manifestação do amor de Deus entranhado em Suas criaturas.

Pelo amor de Deus vivemos e por amor de Deus haveremos de nos entregar, com brandura, ao serviço do irmão necessitado, neste mundo insensato e conflituoso.

A recompensa mais valiosa que se pode almejar é o Senhor mesmo que Se nos dá!

O que escapa disto, descartemos irmãos, não é obra do Pai-Criador!…



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.