QUESTÃO 392 – YOUCAT: COMO É FERIDO O DIREITO DE UMA PESSOA À INTEGRIDADE CORPORAL?

(Em edição)

QUESTÃO 392: COMO É FERIDO O DIREITO DE UMA PESSOA À INTEGRIDADE CORPORAL

 

slide15-640x564

Segundo juristas, o delegado incorreu em grave ilegalidade ao prender o advogado e algemá-lo. http://luiscardoso.com.br/politica/2015/06/delegado-de-coroata-abusa-da-autoridade-agride-e-prende-ilegalmente-advogado%E2%80%8F/

YouCat responde: O direito de uma pessoa à integridade corporal é ferido com o recurso à violência, ao rapto, aos maus-tratos, ao terrorismo, à tortura, à violação, à esterilização forçada, assim como à amputação e mutilação sem fins médicos. [2297-2298].

E continua: Estes atentados fundamentais contra a justiça, o amor e a dignidade humana também não se justificam quando são cobertos pela autoridade do Estado. Cosciente da culpa histórica dos cristãos, a Igreja luta hoje contra todo o recurso à violência física e psíquica, especialmente a tortura.

Citações: 

  • Muitas vezes, porém, os cristãos renegaram o Evangelho e, cedendo à lógica da força, violaram os direitos de raças e povos, desprezando as suas culturas e tradições religiosas: Sede paciente e misericordioso conosco, e perdoai-nos! João Paulo II, Confissão das culpas da Igreja, 2000.

REFLEXÃO

Onde se encontra o ser humano, aí está o pecado; mesmo dentro da Igreja, trava-se um duelo de vida ou de morte com as fôrças satânicas; e infeliz daquele que, apesar de todo esforço, não se libertar do pecado…

Tem-se, assim, uma Igreja santa e pecadora, uma Igreja em que Cristo (o Santo de Deus) trabalha o coração do ser humano, pecador; cultivando, muitas vezes, em solo árido, regando-o com o próprio sangue redentor. 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.