QUESTÃO 395 – YOUCAT: O QUE É A PAZ?

(Em edição) 

QUESTÃO 395: O QUE É A PAZ?

whatsapp-image-2016-10-17-at-11-56-24

É pela cruz de Cristo que Deus nos dá toda a paz!                         Pag. 215 – YouCat.

YouCat responde: A paz é a consequência da justiça e o sinal do amor realizado. Onde existe paz pode “cada criatura descanar numa boa ordem! (Santo Tomás de Aquino). A paz terrena é a imagem da paz de Cristo, que reconsiliou o Céu com a Terra [2304-2305]

E continua: A paz é mais do que a ausência de guerra, e também mais que um equilíbrio de fôrças obtido com zelo (“equilíbrio do medo”). Num estado de paz, as pessoas podem viver seguras com a sua riqueza adquirida com justiça e realizar permutas umas com as outras. Na paz, respeitadas a dignidade e o direito à autodeterminação do indivíduo e dos povos. Na paz, a comum existência humana é marcada pela solidariedade fraternal. 66, 283-284, 327.

Citações:

  • Eu sei que, sempre que as pessoas se esforçam por viver o Evangelho como Jesus o ensinou, tudo começa a mudar: toda a agressividade, toda a angústia e tristeza tão lugar à paz e à alegria. Baudouin (1930-1993, rei belga). 
  • Bem-aventuradoso os que promovem a paz!  (Mt 5,9).
  • Cristo é a nossa paz. (Ef 2,14).
  • O fruto da justiça será a paz, e o produto da justiça será repouso e segurança para sempre. (Is 32,17).

REFLEXÃO

Na cruz repousa nossa esperança de paz, afinal foi nela que, pacificamente, Jesus descançou Sua divina cabêça coroada de espinhos.

A paz que nos vem da cruz de Cristo é justa e verdadeira; pois, pela cruz fomos todos justificados; pela cruz nos é dada a redenção; pelo caminho da cruz, Deus nos perdoa e nos eleva à condição de filhos.

Então, podemos dizem: Pai nosso, santificado seja o vosso nome! Venha o vosso reino! Seja feita a vossa vontade! Perdoai nossas ofensas e não nos deixeis tropeças e cair nas tentações que nos angustiam, neste mundo desunido.

É na vivência da justiça que se constrói a paz na comunidade e entre os povos.

Que Deus nos ajude a praticar a justiça e viver em paz, para construirmos juntos uma pátria amada, pacífica e fraterna, justa e verdadeira!

Tudo para honra e glória do Santo Nome do Senhor!…