QUESTÃO 396 – YOUCAT: COMO LIDA UM CRISTÃO COM A IRA?

(Em edição) 

QUESTÃO 396 : COMO LIDA UM CRISTÃO COM A IRA?

ira-no-ira

A Ira e o Irã: católicos recebem 80 chibatadas porque comungaram vinho consagrado durante a missa. http://blog.comshalom.org/ carmadelio/37676-ira-cristaos-recebem-80-chibatadas-tomaram-vinho-consagrado-missa.

YouCat responde: São Paulo diz “não vos deixeis levar pela ira para o pecado! Não se ponha o sol sobre a vossa ira!” (Ef 4,26) [2302-94]

E continua: A ira é, principalmente, uma emoção natural, como reação a uma injustiça sentida. Quando da ira, porém, surge ódio e se deseja mal ao próximo, aquele sentimento normal torna-se uma grave falta contra o amor. Qualquer ira descontrolada, sobretudo o pensamento vingativo, está orientada contra a paz e destrói a “tranquilidade da ordem”.

Citações:

  • Ouviste o que foi dito: “Amarás o teu inimigo” Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem! (Mt 5, 43-44).
  • Não há caminho para a paz. A paz é o caminho. Mahatma Gandhi.

REFLEXÃO

Na ira o ser humano fica a um passo do pecado. 
Que fazer?
É preciso exercitar o autodomínio.
Somente Jesus Cristo muito vivo no coração é capaz de estabelecer a ordem e o equilíbrio emocional, o autodomínio, do ser humano (ensinamentos das Oficinas de Oração e Vida, Frei Ignácio Larrañaga).


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.