QUESTÃO 397 – YOUCAT: O QUE PENSA JESUS SOBRE A NÃO-VIOLÊNCIA?

(Em edição)

QUESTÃO 397: O QUE PENSA JESUS SOBRE A NÃO-VIOLÊNCIA?

non-violence-1158309_960_720

https://pixabay.com/pt/n%C3%A3o-viol%C3%AAncia-paz-transforma%C3%A7%C3%A3o-1158309/

YouCat responde: O comportamento não violento tem para Jesus um valor elevado; Ele exorta os seus discípulos: “Não resistais ao homem mau! Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda.” (Mt 5,29) [2311]

E continua: Jesus desaprova São Pedro que O queria defender com violência: “Mete a tua espada na bainha!” (Jo 18,11). Jesus não apela às armas. Ele cala-Se diante de Pilatos. O Seu caminho é estar ao lado das vítimas, ir até à cruz, redimir o mundo pelo amor e clamar felizes os pacíficos. Por isto, a Igreja respeita as pessoas que, por motivo de consciência, rejeitam o serviço das armas, mas se colocam ao serviço da comunidade > 283-284.

Citações:

  • Das espadas farrão relhas de arados e das suas lanças, foices. Uma nação não levantará mais a espada nontra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mq 4,5.

REFLEXÃO

A violência chicoteia o corpo e a alma porém, não edifica, não ensina, não pacifica; e, se a criatura humana, vítima violentada, clamar aos Céus, Deus virá em seu socorro, não importando seu pecado, sua culpa.

Isto nos ensina que o verdadeiro cristão não embarca no trem da violência. Afinal, o objeto da vida é o amor e não o ódio, a paz e não a guerra, mesmo porque Deus é amor.

O amor quer dar vida enquanto o ódio quer, a morte. E quem resiste ao homem mau a ele se iguala.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.