QUESTÃO 399 – YOUCAT: QUANDO É PERMITIDO O USO DA FORÇA MILITAR?

(Em edição) 

QUESTÃO 399: QUANDO É PERMITIDO O USO DA FORÇA MILITAR?

 

acao-forca-seguranca

     Abordagem utilizando o uso progressivo da força: https:// mundopolicialmilitar. wordpress.com /2014/11/04/ abordagem-utilizando-o-uso-progressivo-da-forca/

YouCat responde: O uso da força militar só se justifica em casos de extrema necessidade. São válidos os seguintes critérios para uma “guerra justa”:

1. Tem de haver autorização da legítima autoridade.

2. Tem de haver um motivo justo.

3. Tem de haver uma intenção justa.

4. Uma guerra tem de ser uma última possibilidade.

5. Os meios utilizados têm de ser proporcionais.

6. Tem de haver possibilidade de êxito

Citações:

  • Estatísticas exatas das vítimas de guerra … não há. Segundo estimativas de diversos historiadores, morreram na guerra, no século XVI, cerca de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo. No século XVII, podem ter sido cerca de 6 milhões e, no século XVIII, cerca de 6,5 milhões as pessoas vítimas de guerra. No século XIX, perderam a vida em guerra perto de 40 milhões. No século XX morreram perto de 180 milhões de pessoas na guerra e como consequência de guerra. 

REFLEXÃO

Definitivamente, Deus nunca exclui o ser humano, nem fecha o coração para ele. Deus está sempre à espera do filho desviado, pronto para acolhê-lo num carinhoso abraço, não importa por onde tenha andado e o que tenha aprontado. E se ele, desqualificado, abatido e humilhado sob o peso dos próprios pecados, retornar ao paternal abrigo, será recebido com amor; e os anjos e santos, no céu, poderão testemunhar a alegria e a ternura do coração do Pai Criador, porque aquele que esteve morto a viver recuperou. 
Assim será, também, entre nós pobres criaturas humanas!… Haveremos de aprender a amar o irmão com o mesmo amor de Nosso irmão e Senhor Jesus Cristo.