QUESTÃO 40: PODE DEUS FAZER TUDO? ELE É ONIPOTENTE?

Youcat responde: “Para Deus “nada é impossível” (Lc 1,37). Ele é todo poderoso [268-278]“.

E continua: “Quem, na sua necessidade chama por Deus acredita na Sua onipotência. Deus criou o mundo do nada. Ele é o Senhor da História. Ele conduz todas as coisas e pode tudo. É um mistério como Ele exerce livremente a sua onipotência. Não raramente se pergunta: “Então, onde está Deus?” Ele diz-nos através do profeta Isaías: “Os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os meus” (Is 55,8). A onipotência de Deus revela-se frequentemente quando as pessoas não esperam mais nada. A impotência da Sexta-Feira Santa foi o pressuposto para a ressurreição > [51, 478, 506-507].”

Citações Youcat:Porque eu sei que o Senhor é grande o nosso Senhor é maior que todos os deuses. O Senhor fez tudo o que Ele quer, no céu e na terra, nos mares e em todos os abismos.” Sl 135,5 ss. “Pai, tudo te é possível”. (Oração de Jesus no Jardim do Getsêmani). (Mc 14,36).

“Creio em Deus Pai todo poderoso criador de todas as coisas …”

x—x—x
CIC [268-278]:
PARÁGRAFO 3 – O TODO-PODEROSO: “ELE FAZ TUDO O QUE QUER” (Sl 115,3). “TU TE COMPADECES DE TODOS, PORQUE TUDO PODES” (Sl 11,23), MISTÉRIO DA APARENTE IMPOTÊNCIA DE DEUS.
RESUMINDO
275) Juntamente com Jó, o justo, nós confessamos: “Reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus desígnios fica frustrado” (Jó 42,2).
276) Fiel ao testemunho da Escritura, a Igreja dirige com freqüência sua prece ao “Deus Todo-Poderoso e eterno” (“omnipotens sempiterne Deus…”), crendo firmemente que “nada é impossível a Deus” (Lc 1,37)
277) Deus manifesta sua onipotência convertendo-nos dos nossos pecados e restabelecendo-nos em sua amizade pela graça (“Deus, qui omnipotentiam tuam parcendo maxime et miserando manifestas... – O Deus, que manifestais o vosso poder sobretudo na misericórdia”.
278) Se não crermos que o amor de Deus é Todo-Poderoso, como crer que o Pai pôde nos criar, o Filho, remir-nos, o Espírito, santificar-nos?
x—–x—-x
REFLEXÃO
Deus não seria Deus se onipotente, onisciente e onipresente não o fosse. O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob é, também, o Deus que preside os dois mil anos de história da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo; um Deus único que realizou e realiza maravilhas e prodígios diante dos homens e diante de seus deuses, por milênios.
 



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.