QUESTÃO 402 – YOUCAT: O QUE É O AMOR?

(Em edição)

QUESTÃO 402: O QUE É O AMOR?

amor-morrer-por-amor

Amor Cristão: http://minhas-preces.blogspot. com.br / 2015/03/sacrificio-cristao.html

YouCat responde: O amor é a livre entrega do coração. [2346]

E continua: Quando alguém ama uma coisa a sério, tem tanta vontade dessa coisa que sai de si mesmo para se entregar a ela. Um músico pode se entregar a uma obra-prima. Uma educadora de infância pode estar disponível de todo o coração para as suas crianças. Nesta amizade está o amor. A mais bela forma de amor neste mundo é, todavia, o amor entre um homem e uma mulher, no qual duas pessoas se entregam mutuamente para sempre. Este amor humano é uma imagem do amor divino, o amor por excelência. O amor é o que o Deus trino tem de mais íntimo. Em Deus, existe partilha constante e entrega perene. Quando o amor divino transborda, participamos no eterno amor de Deus. Quanto mais o ser humano ama, mais parecido fica com Deus. O amor deve cunhar toda a vida de uma pessoa, o que, no entanto, se realiza profundamente quando um homem e uma mulher se amam no matrimônio e se tornam “uma só carne”. (Gn 2, 24) > 309.

Citações:

  • O amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. (1 Jo 4,7).
  • Não se pode viver só para prova, não se pode morrer só para prova. Não se pode amar só para prova, aceitar uma pessoa só para prova e por algum tempo. João Paulo II, 15.11.1980.

REFLEXÃO

Amor, livre entrega do coração, vontade que supera todo interesse mesquinho, força interior que dobra todo querer egoista e rejeita toda atração vantajosa, para alçar voos divinos edificantes e fazer aliança permanente de vida, de justiça e paz com o Deus da vida.

A nave do amor é como o barco que, batido pelos mares revoltos das paixões, iça sua vela para navegar na corrente positiva da esperança e ancorar seguro no porto edificante da vida, da verdadeira felicidade, da Criação, do amor maior…



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.