QUESTÃO 409 – YOUCAT: A MASTURBAÇÃO É UM ATENTADO CONTRA O AMOR?

(Em edição)

QUESTÃO 409: A MASTURBAÇÃO É UM ATENTADO CONTRA O AMOR?

matrimonio-filhos

A masturbação contraria o amoroso projeto de Deus para a humanidade.

YouCat responde: A Masturbação é um atentado contra o amor, porque torna a estimulação do prazer num fim em si mesmo e desvia a pessoa do desenvolvimento integral do amor entre o homem e a mulher. Por isto, o “sexo consigo mesmo” é, em si mesmo, uma contradição. [2352].

E continua: A Igreja não diaboliza a masturbação, mas avisa que ela não é inocente. Na verdade, muitos jovens e adultos são prejudicados por se isolarem no consumo de imagens, filmes e ofertas da internet, em vez de procurarem o amor numa relação pessoal. A solidão pode levar a um beco sem saida, onde a masturbação se torna um vício. Ninguém, contudo, se torna feliz vivendo o tema “para sexo não preciso de ninguém; faço-o sozinho, como e quando preciso”.

Citações:

  • Os jovens […] querem coisas grandes. […] Cristo não nos prometeu uma vida confortável. Quem deseja comodidades com Ele errou na direção. Mas Ele mostra-nos o caminho rumo às coisas grandes, ao bem, rumo à vida humana autêntica. Bento XVI, 25.04.2005.
  • MASTURBAÇÃO: (lat. manus = mão e turbore = perturbar) Por masturbação entende-se a excitação intencional dos (próprios) órgãos sexuais com a finalidade de suscitar prazer sexual sem cópula.

REFLEXÃO

Masturbação é comparável à autofagia, autodigestão, comportamento daquele (ser vivo)  que se alimenta de sua própria carne; ação ou desenvolvimento da célula que provoca sua própria autodestruição (Biologia); é sinal de enfermidade da alma.

A masturbação é manifestação do egoismo humano, contraria o amoroso Projeto de Deus para a humanidade. Ela frustra as espectativas da criação, caracteriza uma atitude fraudulenta de alguém que desfruta indevida e irresponsavelmente de bens alheios, pois o ser humano não se pertence; assim como, a ele, também não cabe tirar a própria vida; pois, seu nascimento, sua presença neste mundo, é obra do amor de Deus.

Deus tenha misericórdia da criatura que busca tão ínvios caminhos!…



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.