QUESTÃO 410 – YOUCAT: O QUE SE ENTENDE POR “FORNICAÇÃO”?

(Em edição)

QUESTÃO 410 : O QUE SE ENTENDE POR “FORNICAÇÃO”?

woman running from bills folded into paper planes

Fugindo da fornicação e mantendo a santidade. https://ministrosdaalegria.wordpress.com/2011/11/06/virgindade-e-fornicacao/

YouCat responde: A fornicação (gr. Pornéia) significa, originalmente, as práticas sexuais pagãs, como a prostituição sagrada. Posteriormentem, o termo passou a referir-se a todos os tipos de ações sexuais fora da união conjugal. Hoje é vulgarmente empregado em sentido penal (fornicação com menores ou dependentes, etc.). [2353].

E continua: Frequentemente, a fornicação está ligada à aliciação, à mentira, à violência, à dependência e ao abuso. Ela é, portanto, uma grave falta contra o amor, porque fere a dignidade do ser humano e interpreta mal o sentido da sexualidade humana. O Estado tem o dever de protejer sobretudo os menores de atitudes obscenas.

Citação:

  • Para formar um justo juizo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos [refere-se aqui á masturbação], e para orientar a ação pastoral, degerá ter-se em conta a imaturidade afetiva, a força de hábitos contraídos, estado de angústia e outros fatores psíquicos ou sociais que podem atenuar, ou até reduzir ao mínimo, a culpabilidade moral. CCC 2352 ?  

REFLEXÃO

O termo pagão provém do latim pagānus, que significa “aldeão”. É utilizado para fazer referência aos politeístas (crença em vários deuses) e aos idólatras, e a qualquer infiel que não tenha sido batizado. http://conceito.de/pagao#ixzz4PpbYDzl5.

A revelação do Deus de Abraão, de Isac e de Jacó, que alcança plenitude na encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, o bendito filho da santíssima virgem Maria, é caminho de salvação; é caminho de libertação das práticas pagãs, de dignificação da pessoa humana, caminho de conversão, de salvação; é caminho da glória eterna do Deus único, Pai bondoso e todo poderoso.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.