(Em edição)
QUESTÃO 414: O QUE DIZ A IGREJA SOBRE O RECURSO AO PRESERVATIVO NA LUTA CONTRA A AIDS?

Prefeitura realiza caminhada no Dia Mundial de Luta Contra a Aids. jornalpequeno.com.br /2013/11 /29/, prefeitura-realiza-caminhada-dia-mundial-de-luta-contra-aids.
YouCat responde: Nem se quer tomando em consideração o fato de o preservativo não oferecer uma proteção absolutamente segura contra as infecções, a Igreja rejeita o recurso a este meio mecânico na luta contra a epidemia da AIDS e defende sobretudo uma nova cultura de relações humanas e a alteração da consciência social.
E continua: Só a fidelidade vivida e a renúncia a contatos sexuais levianos oferece proteção eficaz contra a AIDS e permitem uma vivência integral do amor. Pertencem a isso o respeito pela igual dignidade do homem e da mulher, o cuidado pela saúde da família a relação responsável com os impulsos da paixão e também a (temporária) renúncia às relações sexuais. Nos países africanos em que, através de largas campanhas sociais, foi apoiado tal comportamento, os índices de infecção baixaram nitidamente. Além do mais, a Igreja Católica faz tudo para ajudar as pessoas infectadas pela AIDS.
Citação:
- A felicidade no matrimônio e a abstinência fora dele são a melhor forma de evitar a infecção e de impedir a propagação da AIDS. Com efeito, os valores que derivam de uma compreensão autêntica do matrimônio e da família constituem o único fundamento seguro para uma sociedade estável. Bento XVI 14.12.2006.
REFLEXÃO
Matrimônio e família, caminho de segurança estável da humanidade!… Relações humanas saudáveis e edificantes são árvores frondosas presentes, apenas, no jardim do amor.
É no jardim do amor que o Senhor Deus, às tardezinhas, em toda sua glória e formosura, pacientemente caminha, caminhando alegre, amavelmente conversa e, conversando, aconselha as criaturas…
Conversando e caminhando com tão amável Senhor o andar tem mais sentido e a vida, maior valor.
Comentários