QUESTÃO 418 – YOUCAT: QUE SIGNIFICADO TEM UM FILHO NO MATRIMÔNIO?

(Em edição)

QUESTÃO 418: QUE SIGNIFICADO TEM UM FILHO NO MATRIMÔNIO?

filho-no-matrimonio

http://blog.cancaonova.com/riodejaneiro/youcat-418-que-significa-ter-um-filho-no-matrimonio/

YouCat responde: Um filho é uma criatura e um dom de Deus que vem ao mundo através do amor de seus país. [2378-2398]

E continua: O verdadeiro amor não admite o isolamento de um casal em si mesmo. O amor abre-se no filho. Um filho concebido e nascido não é algo “feito” nem constitui a soma dos genes paternos e maternos. Ele é uma criatura de Deus, totalmente nova e única, dotada de uma alma própria. Portanto, o filho não pertence aos pais nem é sua propriedade. > 368, 372.

Citações:

  • Uma criança tem o “direito de ser respeitada como pessoa desde o momento de sua concepção”. Cogregação para a Doutrina da Fé. Donum vitae, nº. 2,8 As crianças são uma bênção de Deus. William Chakespeare (1564 – 1616, dramaturgo inglês)

REFLEXÃO

Um filho é uma criatura de Deus, totalmente nova e única, dotada de alma própria, deve ser respeitado e dignamente criado, amorosamente acolhido no aconchego do lar e dos corações dos pais.

Apropriar-se do filho, tolher sua liberdade de pensar e de ser, manipulá-lo por interesse puramente comercial e/ou escuso, de qualquer outra natureza que não seja objetivando cooperar para sua edificação e bem estar, está fora do projeto de Deus. O filho, um constructo, há de ser conduzido e acompanhado em seu desenvolvimento integral, físico e espiritual, com amor e para o amor. Tudo para honra e glória de Deus Pai.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.