QUESTÃO 10–YOUCAT: FICOU TUDO DITO COM JESUS CRISTO OU PROSSEGUIRÁ A REVELAÇÃO DEPOIS D’ELE?

Youcat responde:”Em Jesus Cristo foi o próprio Deus que veio ao mundo. Ele é a última palavra de Deus. Ouvindo-O, toda pessoa humana, em todos os tempos, pode saber quem é Deus e o que é necessário para sua salvação.{66-67}”

E acrescenta: “No Evangelho de Jesus Cristo está perfeita e completamente disponível a > Revelação de Deus. Para que ela nos seja clara, o Espírito Santo introduz-nos na Verdade cada vez mais profundamente. A Luz de Deus penetra na vida de algumas pessoas de um modo tão forte, que elas veem o ‘céu aberto’ (At 7,56).

Martírio de Santo Estêvão.

 

 

 

 

 

 

Santuário de N. S. de Fátima – Portugal.

Foi assim que surgiram os grandes lugares de peregrinação, como Guadalupe, no México, Lourdes, em França, ou Fátima, em Portugal. As “revelações privadas” dos videntes não podem aperfeiçoar o Evangelho de Jesus Cristo; embora não sejam universalmente vinculativas, podem ajudar-nos a entendê-lo melhor, desde que a sua verdade seja examinada pela Igreja.”

Madre Teresa de Calcutá.

 

 Citações Youcat:

-“Não tenho ilusões. Não consigo imaginar Deus Pai. Tudo o que posso ver é Jesus.” Beata Madre Teresa (1910 a 1997); O “Anjo de Calcutá”, fundadora das Missionárias da Caridade, Nobel da Paz.

-“Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio de Seu Filho”. (Hb 1,1 ss).

-“Fora de Jesus Cristo nada sabemos do que é Deus, a vida, a morte e do que nós próprios somos.” (Blaise Pascal).

 

REFLEXÃO:


Jesus Cristo nos revela tudo o que é necessário saber sobre Deus e nos ensina a chamá-lo Pai. O Pai tudo sabe sobre o Filho. 

Isto nos basta? 

O que Jesus nos ensinou é suficiente para caminharmos? 

Ele nos prometeu e enviou o Espírito Santo Paráclito e também falou que estaria conosco na caminhada. Isto é tudo. 

É Deus conosco o tempo todo.

“Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28, 19-20). 

A conversão de Paulo a caminho de Damasco

“Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão.” (At 9,3-5).

Isto é Jesus caminhando com Sua Igreja e revelando-se ao mundo. Quem persegue a Igreja de Cristo é a Cristo que está perseguindo. 


 
 


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.