QUESTÕES VITAIS -1: POR QUE ESTAMOS NO MUNDO?

PRIMEIRA SEÇÃO DO YUCAT:

QUESTÃO 1: PORQUE PODEMOS CRER?     

YOUCAT: RELENDO FUNDAMENTOS

Yucat  responde: “Estamos no mundo para conhecer e amar a Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o Céu”.

E continua:  “Ser pessoa humana significa vir de Deus e ir para Deus. Nós vimos de mais longe que dos nossos pais. Nós vimos de Deus, do qual provém toda a felicidade do Céu e da Terra e somos esperados na sua eterna e ilimitada bem-aventurança. Entretanto vivemos neste mundo. De vez em quando, sentimos a proximidade do nosso Criador; frequentemente, não sentimos mesmo nada. Para encontrarmos o caminho para casa, Deus enviou-nos o Seu filho, que nos libertou do pecado, nos salvou de todo o mal e nos conduz infalivelmente à verdadeira vida. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. (Jo 14,6). 285.


Citações youcat:

"Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (Tm 2,4).
“Temos de conhecer as pessoas e as coisas humanas para as amar. Temos de amar Deus e as coisas divinas para as conhecer”. “Blaise Pascal (1623-1662 – matemático e filósofo francês)”.

 “Deus é amor”. “(1Jo 4,16b)”.

"A medida do amor é amar sem medida". "São Francisco de Sales (1567-1622, bispo notável, pároco genial, fundador de uma congregação e doutor da igreja)"


REFLEXÃO


“Por que estamos no mundo?”

Se vivermos desesperançados, correndo em busca da felicidade no “aqui e agora” do mundo e no “salve-se quem puder”, a pergunta tende a parecer patética. 
– Que que é isso, meu?… Não vês a minha luta? Eu nem estou…! Acabei de chegar e não sei de onde…! E ainda não arranjei emprego nem casa pra morar! Vens perguntar-me porque estou no mundo? Num tô nem ai!…).


Youcat responde: “Estamos no mundo para conhecer e amar a Deus, para fazer o bem segundo a Sua vontade e um dia ir para o céu. [1-3, 358]“. Quem pode imaginar o que significa ir para o Céu?

Ir para o céu, nos tempos atuais, significa aprisionar-se em uma cápsula, na ponta de um foguete, e ser lançado na  orbitar da terra. 

Ir para o Céu significa vida em plenitude, junto de Deus. 

É preciso ter fé e esperança numa vida eterna gloriosa e bendita, junto de Deus.