QUESTÕES VITAIS – 3: “PORQUE PROCURAMOS A DEUS?”

RELENDO FUNDAMENTOS
QUESTÕES VITAIS 3 – YouCat: “PORQUE PROCURAMOS  A DEUS?”

YouCat responde: 

“Nós, seres humanos, somos abertos a Deus”.
Deus colocou no nosso coração um desejo: procurá-l´O e encontrá-l´O. Santo Agostinho diz: “Tu criaste-nos para Ti e o nosso coração está irrequieto até encontrar o descanso em Ti”. A este desejo de Deus chamamos > Religião [27-30]“.
Conceitos, citações e referências YouCat:
Religião: Por religião pode-se entender genericamente uma relação para com o Divino. Uma pessoa religiosa reconhece algo Divino como o poder que a criou a ela e ao mundo, do qual ela é dependente e para o qual ela está orientada. Ela quer, mediante o estilo de vida, agradar ao Divino e venerá-lO.”
“A fonte da alegria cristã é esta alegria de ser amado por Deus, de ser pessoalmente amado pelo nosso Criador, […] com amor apaixonado e fiel, um amor que é maior que a nossa infidelidade e os nossos pecados, um amor que perdoa. Bento XVI. 01.06.2006.” 
“Deve-se procurar a Deus e esforçar-se realmente para O atingir e encontrar. Na verdade, Ele não está longe de cada um de nós. É n´Ele que vivemos, nos movemos e existimos. At 17,27-28a.”
“A busca de Deus é natural na pessoa humana. Toda a sua aspiração pela verdade e pela felicidade é, no fundo, uma busca daquilo que a sustenta absolutamente, que a torna absolutamente útil. Uma pessoa só está totalmente consigo própria quando encontrou Deus. “Quem procura a verdade procura Deus, seja isso evidente ou não para ela.” (Santa Edith Steine. > (5, 261-285).
UMA REFLEXÃO
Descompromisso, crença distorcida, idolatria, são forças diversas que afastam o homem da verdade suprema e o faz crer em qualquer coisa ou naquilo que lhe interessa e agrada.
Quero crer que em nossos dias há mais crentes que descrentes. Descrentes são conduzidos a abandonar a descrença motivados, até mesmo, por investigações científicas, na medida em que ciência e fé,  levadas a sério, buscam a única Verdade. 
O coração do homem vai continuar irrequieto enquanto ele persistir em quebrar a cabeça com suas crenças idolátricas. Quem busca a verdade encontra descanso sob a tenda do Deus vivo!


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.