QUESTÕES VITAIS – 4: PODEMOS DESCOBRIR A EXISTÊNCIA DE DEUS COM A NOSSA RAZÃO?

(Em edição)

QUESTÕES VITAIS – 4: PODEMOS DESCOBRIR A EXISTÊNCIA DE DEUS COM A NOSSA RAZÃO?

Com fé, podemos fazer girar a razão, direcionando-as a Deus. (Foto: somoscheiasdegraca.blogspot.com.br/)

YouCat responde"Sim, a razão humana pode, seguramente, descobrir Deus."  [31-36,44-47]".

E continua: “O mundo não pode ter origem nem fim em si mesmo. Em tudo o que existe está mais do que aquilo que se vê. A ordem, a beleza e o desenvolvimento do mundo apontam para fora de si mesmo e remetem para Deus. Cada pessoa humana está aberta ao Verdadeiro, ao Bom e ao Belo. Ela escuta, dentro de si, a voz da consciência que a impele para o bem e a adverte do mal. Quem segue esta pista encontra Deus.”

 

Citações do Youcat: 

“A mais nobre força do ser humano é a razão. A mais alta meta da razão é o conhecimento de Deus.” Santo Alberto Magno (ca. 1200-1280, dominicano, sábio universal, doutor da Igreja e um dos maiores teólogfos da Igreja).

“Por isso, há pessoas que, nestes assuntos, se convencem de que é falso ou duvidoso aquilo com que não querem concordar.  Pio XII, Humani Generis”.

REFLEXÃO

O ser humano foi feito voltado para o seu Criador; criado à imagem e semelhança de Deus, é capaz de perceber sua origem e a grandeza do projeto de Criação; a graça de Deus o ajuda a conhecer os mistérios que Deus lhe quiser revelar; nisto a fé auxilia.

Há grande diferença entre fé e razão: 

– A fé é virtude teologal, Deus iluminando nossa razão para nos reconduzir à pátria celestial; portanto, a fé edifica e salva;

– A razão é faculdade da natureza humana voltada à realização. Por isto, pode edificar ou destruir: Com a fé, eleva-nos para Deus, sem a fé, afasta-nos de Deus.



Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.