QUESTÕES VITAIS 5 e 6: RELENDO FUNDAMENTOS

Youcat pergunta e responde:

Youcat 5 – “Porque há pessoas que negam a Deus, se elas O podem descobrir pela razão ?

Descobrir Deus invisível é um grande desafio para o espírito humano. Muitos, perante isso, recuam de medo. Alguns também não querem descobrir Deus precisamente porque, então, teriam de mudar a sua vida. Quem diz que a questão de Deus é absurda, porque insolúvel, torna o assunto demasiado simples. [37-38] > 357.

Youcat 6 – “Pode Deus, de alguma forma abarcar-Se em conceito? Pode-se falar razoavelmente d´Ele?

Embora nós, seres humanos sejamos limitados e a infinita grandeza de Deus nunca se ajuste aos conceitos humanos, podemos, no entanto, falar acertadamente sobre Deus. [39-42, 48].

“Para fazermos afirmação sobre Deus utilizamos imagens imperfeitas e noções limitadas. Cada dito sobre Deus situa-se, portanto, sob a condição de que a nossa linguagem não está à altura da grandeza de Deus. Assim, temos continuamente de purificar e melhorar o nosso discurso sobre Deus.”

Citação Youcat:

“A mais nobre força do ser humano é a razão. A mais alta meta da razão é o conhecimento de Deus. Santo Alberto Magno (ca. 1200-1280, dominicano, sábio universal, doutor da Igreja e um dos maiores teólogfos da Igreja).

“Por isso, há pessoas que, nestes assuntos, se convencem de que é falso ou duvidoso aquilo com que não querem concordar. Pio XII, Humani Generis”.

“O que é incompreensível não é, por isso, menos importante.”

“Entre o Criador e a criatura não se pode determinar uma semelhança se entre eles não se puder determinar uma dissemelhança ainda maior. VI Consílio de Latrão“.

REFLEXÃO

 Por seu próprio esforço, o ser humano não alcança Deus. Mas, se o quiser poderá imaginá-lo por Sua sobras. Nossa felicidade está no fato de Deus mesmo querer revelar-se às Suas criaturas. Deus Se tem revelado de muitas maneiras às Suas criaturas porque quer fazê-las participar da Sua glória. Deus é infinito em Seu amor… Obrigado Pai!…


Pedro Furtado Leite Engenheiro Florestal aposentado.