(Em edição)
TERCEIRO CAPÍTULO:
SACRAMENTOS DA COMUNHÃO E DO ENVIO
SACRAMENTO DA ORDEM.
YouCat responde: “Quem é batizado e confirmado pode também assumir um envio especial, pondo-se a serviço de Deus. Isto acontece mediante dois sacramento próprios: a Ordem e o Matrimônio.” [1533-1535].
E continua: “Ambos os sacramentos têm algo em comum: são instituídos para os outros. Ninguém é simplesmente ordenado para si mesmo, como ninguém entra no estado matrimonial apenas para proveito próprio. Os sacramentos da Ordem e do Matrimónio visam a construção do Povo de Deus, isto é, eles são um canal através do qual Deus faz o amor fluir para o mundo.”
“A ordenação não é celebrada para a salvação de um indivíduo, mas de toda a Igreja. São Tomás de Aquino.
“Só Cristo é verdadeiro Sacerdote, os outros são seus servos”. São Tomás de Aquino.
“O Sacerdote continua sobre a Terra a obra redentora [ de Cristo]”. São João Maria Vianney.
REFLEXÃO
Deus faz o amor fluir para o mundo por meio dos sacramentos. Os sacramentos dão o tom do respeito, da dignidade e do amor que Deus dispensa à humanidade; Deus ama tudo o que cria; o sacramento é sinal de cuidado e valorização da criatura humana, sinal de que Deus é caprichoso, delicado em tudo o que faz. A criatura carrega consigo atributos de Deus, sabedoria divina que Deus continua a administrar como um zeloso agricultor que põe a semente na terra e a acompanha em todas as suas fazes evolutivas até a colheita final. Em resumo, sacramento é amor de Deus.
Comentários