(Em edição)
QUESTÃO 314: COMO SABEMOS QUE DEUS É MISERICORDIOSO?
YouCat responde: Em muitas passagens da Sagrada Escritura, Deus mostra-Se misericordioso, especialmente na parábola do Pai misericordioso (Lc 15, 11-32), que vai ao encontro do filho perdido e o acolhe incondicionalmente para celebrar com ele a alegre festa do reencontro e da reconciliação. [1846-1870]
E continua: Já no Antigo Testamento Deus fala pelo profeta Ezequiel: “Não tenho prazer na morte do culpado, mas que ele se converta do seu caminho e viva.” (Ez 33,11). Jesus é enviado ás ovelhas perdidas da Casa de Israel” (Mt 15,24) e Ele sabe que “não são os que têm saúde que precisam de médico mas os que estão doentes” (Mt 9,12). Por isso Ele come com os publicanos e os pecadores, antes de interpretar a Sua morte, no fim de Sua vida terrena, como uma iniciativa do amor misericordioso de Deus: “Este é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado pela multidão, para remissão dos pecados.” (Mt 26,28), 227, 524.
Citações:
- Nunca deixemos de esperar a misericórdia de Deus. São Bento de Núrsia.
- Alguns dizem: Fiz demasiado mal. O bom Deus não me pode perdoar. “Isso é, todavia, uma grande blasfémia. Significa colocasr um limite à misericórdia de Deus. Mas ela não tem nenhuma, é ilimitada. Nada ofende tanto o bom Deus como duvidasr de Sua misericórdia. São João Maria Vianney.

Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte. https://oanunciador.com/2013/09/15/evangelho-do-dia-a-parabola-do-filho-prodigo-ou-melhor-dizendo-do-pai-misericordioso/
REFLEXÃO
O pecado original, intervenção caluniosa de Satanás na vida da criatura humana, intromissão indevida no projeto de Deus, não recebe, especialmente nos tempos atuais, a devida consideração. Mas, aqueles que desacreditam desta e de muitas outras verdades do Velho Testamento e, no entanto, depositam fé e confiança no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (Novo Testamento), alegrar-se-ão com a Parábola do Filho Pródigo e do Pai Misericordioso; haverão de ver nos personagens da parabola os, da tragédia paradisíaca, e acreditarão, por confiarem em Jesus. Pois, Ele diz: “Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.” (Mt 5, 17-18).
Afinal, a Bíblia é escrita por inspiração do Espírito de Deus. Portanto, o pecado original é uma realidade cruel, gritante, em todos os tempos, na vida das criaturas, e a Misericórdia de Deus é a nossa Salvação.
Comentários