Close Menu
Pedro Leite – Postagem – Variedades

    Inscreva-se!

    Receba as últimas novidades.

    Novidades!!!

    Uma bela História de Vida

    10 de março de 2022

    Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring

    10 de março de 2022

    Buy Now Pay Later in Lifestyle Purchases Showing Non-Payments

    10 de março de 2022
    Facebook Instagram YouTube
    Trending
    • Uma bela História de Vida
    • Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring
    • Buy Now Pay Later in Lifestyle Purchases Showing Non-Payments
    • The Day – Living a Vacation-Like Lifestyle, Every Day
    • Nutritionist Recommends Four Simple Ways to Build Health and Boost Immunity
    • Lifestyle Interventions that Did Not Prevent Glycemic Deterioration
    • Six Key Lifestyle Changes Can Help Avert the Climate Crisis
    • One Doc’s Personal Journey to Practicing Lifestyle Medicine
    Facebook Instagram YouTube
    Pedro Leite – Postagem – VariedadesPedro Leite – Postagem – Variedades
    Demo
    • Início
    • Sobre
    • Categorias
      • Família
      • Pepitas de Ouro
      • Política
      • Ambiente Brasil
      • Economia
      • Ciência
      • Evangelho de São João
      • Vídeos Cristãos
      • A Estirpe de Santa Tereza
      • Exortação Apostólica Evangelii Gaudium
    • Contacte-nos!
    • Administração
      • WebMail
      • Agenda
      • Planilha
    Pedro Leite – Postagem – Variedades
    Home»YOUCAT»QUESTÃO 43: O MUNDO É PORVENTURA PRODUTO DO ACASO?
    YOUCAT

    QUESTÃO 43: O MUNDO É PORVENTURA PRODUTO DO ACASO?

    By 9 de agosto de 2015Nenhum comentário0 Views
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
    (Em edição)
    Youcat responde: “Não. A causa do mundo é Deus, não o acaso. Ele não é um produto de fatores sem sentido, tanto no que concerne à sua origem, como no que diz respeito à sua ordem interna e ao seu fim. [295-301, 317-318, 320]“
    E continua: “Os cristãos acreditam que podem ler o manuscrito de Deus na Sua Criação. João Paulo II, em 1985, confrontou os cientistas que falam da totalidade do mundo como um processo casual, sem sentido e sem fim: “Perante este Universo em que estão patentes uma tão complexa organização dos seus elementos e uma tão maravilhosa orientação final na sua existência, falar de acaso seria o mesmo que abdicar de procurar a explicação do mundo tal como se nos apresenta. De fato, isto seria o mesmo que aceitar efeitos sem causa. Tal significaria a renúncia do entendimento humano, que assim rejeitaria o pensamento e a procura de uma solução para os problemas.” > 49.
    Por acaso, o mundo é produto do acaso?
    Citações youcat: “Isto [a inaudita precisão dos fenômenos do Big Bang] terá acontecido por acaso?! Mas que ideia absurda! Walter Thirring (* 1927, físico austríaco).
    Não somos produto casual e sem sentido de Evolução. Cada um de nós é fruto de um pensamento de Deus. Cada um é desejado, cada um é amado, cada um é necessário. Bento XVI, 228.04.2005.

    …x-x…

    CIC: [295-301, 317-318, 320]

    IV. O mistério da criação

    DEUS CRIA POR SABEDORIA E POR AMOR


    295) Cremos que Deus criou o mundo segundo sua sabedoria. O mundo não é o produto de uma necessidade qualquer, de um destino cego ou do acaso. Cremos que o mundo procede da vontade livre de Deus, que quis fazer as criaturas participarem de seu ser, de sua sabedoria e de sua bondade: “Pois tu criaste todas as coisas; por tua vontade é que elas existiam e foram criadas”. (Ap 4,11). “Quão numerosas são as tuas obras, Senhor, e todas fizeste com sabedoria!” (Sl 104,24). “O Senhor é bom para todos, compassivo com todas as suas obras” (Sl 145,9[a58] ).

    DEUS CRIA “DO NADA”

    296) Cremos que Deus não precisa de nada preexistente nem de nenhuma ajuda para criar. A criação também não é uma emanação necessária da substância divina [. Deus cria livremente “do nada”: Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer. 

    297) A fé na criação a partir “do nada” é atestada na Escritura como uma verdade cheia de promessa e de esperança. Assim a mãe dos sete filhos os encoraja ao martírio: Não sei como é que viestes a aparecer no meu seio, nem fui eu que vos dei o espírito e a vida, nem também fui eu que dispus organicamente os elementos de cada um de vós. Por conseguinte, foi o Criador do mundo que formou o homem em seu nascimento e deu origem a todas as coisas, quem vos retribuirá, na sua misericórdia, o espírito e a vida, uma vez que agora fazeis pouco caso de vós mesmos, por amor às leis dele… Eu te suplico, meu filho, contempla o céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma forma (2 Mc 7,22-23.28). 298) Uma vez que Deus pôde criar do nada, pode, pelo Espírito Santo, dar a vida da alma a pecadores, criando neles um coração puro, e a vida do corpo aos falecidos, pela ressurreição, Ele, “que faz viver os mortos e chama à existência as coisas que não existem” (Rm 4,17). E uma vez que, pela sua Palavra, pôde fazer resplandecer a luz a partir das trevas, pode também dar a luz da fé àqueles que a desconhecem.

    DEUS CRIA UM MUNDO ORDENADO E BOM

    299) Já que Deus cria com sabedoria, a criação é ordenada: “Tu dispuseste tudo com medida número e peso” (Sb 11,20). Feita no e por meio do Verbo eterno, “imagem do Deus invisível” (Cl 1,15), a criação está destinada, dirigida ao homem, imagem de Deus, chamado a uma relação pessoal com Ele. Nossa inteligência, que participa da luz do Intelecto divino, pode entender o que Deus nos diz por sua criação, sem dúvida não sem grande esforço e num espírito de humildade e de respeito diante do Criador e de sua obra. Originada da bondade divina, a criação participa desta bondade: “E Deus viu que isto era bom… muito bom” (Gn 1,4.10.12.18.21.31). Pois a criação é querida por Deus como um dom dirigido ao homem, como uma herança que lhe é destinada e confiada. Repetidas vezes a Igreja teve de defender a bondade da criação, inclusive do mundo material.

    DEUS TRANSCENDE A CRIAÇÃO E ESTÁ PRESENTE NELA

    300) Deus é infinitamente maior que todas as suas obras: “Sua majestade é mais alta do que os céus” (Sl 8,2), “é incalculável a sua grandeza” (S1 145,3). Mas, por ser o Criador soberano e livre, causa primeira de tudo o que existe, Ele está presente no mais íntimo das suas criaturas: “Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28). Segundo as palavras de Santo Agostinho, ele é “superior summo meo et interior intimo meo – maior do que o que há de maior em mim e mais íntimo do que o que há de mais íntimo em mim”.

    DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO

    301) Com a criação, Deus não abandona sua criatura a ela mesma. Não somente lhe dá o ser e a existência, mas também a sustenta a todo instante no ser, dá-lhe o dom de agir e a conduz a seu termo. Reconhecer esta dependência completa em relação ao Criador é uma fonte de sabedoria e liberdade, alegria e confiança: Sim, tu amas tudo o que criaste, não te aborreces com nada do que fizeste; se alguma coisa tivesses odiado, não a terias feito. E como poderia subsistir alguma coisa se não a tivesses querido? Como conservaria a sua existência se não a tivesses chamado? Mas a todos perdoas, porque são teus: Senhor, amigo da vida! (Sb 11,24-26)

    317) Só Deus criou o universo, livremente, diretamente, sem nenhuma ajuda.

    318) Nenhuma criatura tem o poder infinito que é necessário para “criar” no sentido próprio da palavra, isto é, produzir e dar o ser àquilo que não o tinha de modo algum (chamar à existência “ex nihilo” “do nada”).

    319) Deus criou o mundo para manifestar e para comunicar sua glória. Que suas criaturas participem de sua verdade, de sua bondade e de sua beleza, é a glória para a qual Deus as criou.

    320) Deus, que criou o universo o mantém na existência por seu Verbo, “este Filho que sustenta o universo com o poder de sua palavra” (Hb 1,3) e pelo seu Espírito Criador que dá a vida.

    …xx…
    REFLEXÃO
    A questão é muito interessante. 
    Ela nos leva a refletir sobre um aspecto muito gritante, ainda, hoje: a apropriação criminosa.
    Como ilustração, posso fazer referência ao chamado “Descobrimento” e colonização das Américas. 
    Singrando os mares, a Europa medieval alcançou terras, ditas, desconhecidas: as Américas. 
    Descortinando horizontes, o navegador avistou grandes continentes, repletos de riquezas naturais, vibrantes de vida e calor humano. 
    Claro, era uma natureza diferente, governada por seres humanos diferentes, e protegida das “arengas civilizatórias europeias”, nas imensidões oceânicas ocidentais remotas do planeta. 
    Que fizeram os “descobridores”?
    Desqualificaram e saquearam os habitantes da terra, destruíram sua cultura, e até os escravizaram, e apropriaram-se de suas riquezas, como quem encontra uma mina de ouro abandonada ou uma joia valiosa perdida nas areias de uma praia deserta. 
    Apropriaram-se de tudo e consideraram os donos da terra como objeto integrante das riquezas, passivos, também, de exploração econômica.
    Não reconheceram os habitantes das Américas como dignos e legítimos proprietárias do imenso patrimônio natural, a terra em que nasceram. 

    O acaso conduziu os navegadores àquelas riquezas “sem dono”?

    Este é o ponto: Eles não chegaram ali por acaso e, não por acaso, a terra possuía legítimos donos,  enganosamente, chamados Índios.
    Desqualificar os donos da terra para apropriar-se dela é o mesmo que desconsiderar a existência de Deus e dizer que a Criação é obra do acaso.
    Pronto!…
    Deus não existe!
    Tudo é obra do acaso!
    Somos os donos do mundo! 
    Prevalece a lei do mais forte, do mais apetrechado, do mais ambicioso e astuto.
    Deste modo, a razão da existência humana resume-se no usufruto dos bens terrenos!
    Que legal!… Estamos no melhor dos mundos, no “paraíso” da irresponsabilidade, onde vive-se o aqui e agora, sem preocupação com a consequência de nossos atos, e, com o futuro; podemos tudo, inclusive comer os frutos da vinha e jogar o lixo no riacho.
    Destruímos, alegremente, a natureza acreditando que a vida é isto mesmo; e não há a quem prestar contas.

    Os adeptos do acaso (Evolucionistas) são seres humanos tão inteligentes e evoluídos quanto os adeptos do Criacionismo. Ambos os grupos têm igual capacidade de reflexão e de entendimento do mundo em que vivemos. Fundamentalmente, eles diferem, apenas, quanto à aceitação de um Deus Criador(1). A não aceitação de Deus leva à não aceitação da revelação. E,  quando os Evolucionistas se defrontam com Jesus Cristo, fiel testemunha do Deus Criador,  não sabem o que fazer, e procuram desacreditá-lo ou minimizá-lo. 
    A palavra de Deus, a seguir, nos defronta com a realidade das consequências dos nossos atos:  São Marcos 12, 1-9:  Biblia CNBB:
    1. Jesus começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns lavradores e viajou para longe.  
    2. Depois mandou um servo para receber dos agricultores a sua parte dos frutos da vinha.  
    3. Mas os agricultores o agarraram, bateram nele e o mandaram de volta sem nada.  
    4. O proprietário mandou novamente outro servo. Este foi espancado na cabeça e ainda o insultaram.  
    5. Mandou ainda um outro, e a esse mataram. E assim diversos outros: em uns bateram e a outros mataram.  
    6. Agora restava ainda alguém: o filho amado. Por último, então, enviou o filho aos agricultores, pensando: ‘A meu filho respeitarão’.  
    7. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.  
    8. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha.  
    9. Que fará o dono da vinha? Ele virá e fará perecer os agricultores, e entregará a vinha a outros.
    Tanto a esperteza egoísta e destruidora que animou os “descobridores” e os agricultores citados na parábola, quanto a inesgotável incredulidade evolucionista, tem como pano de fundo a malícia do eterno inimigo de Deus e dos homens, aquele que divide, o Diabo.

    (1) “Precisamos da fé, a filosofia só leva até a soleira da porta do entendimento das coisas divinas.”  

    O link, a seguir, conduz a um áudio: aula nº 26-exemplos-de-ateísmo-jean-paul-sartre.mp3; 
    do curso do Pe. Paulo Ricardo A. Jr.  que fundamenta esta matéria: 
    http://padrepauloricardo.org/aulas/exemplos-de-ateismo-jean-paul-sartre
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Related Posts

    QUESTÃO 433 – YOUCAT: COMO DEVEMOS LIDAR COM A PROPRIEDADE QUE PERTENCE A TODOS?

    15 de março de 2017

    QUESTÃO 432- YOUCAT: PODE UM CRISTÃO ESPECULAR NA BOLSA OU NA INTERNET?

    23 de dezembro de 2016

    QUESTÃO 431- YOUCAT: PODEM USAR-SE TRUQUES PARA FUGIR AOS IMPOSTOS?

    23 de dezembro de 2016

    Comments are closed.

    Posts recentes
    • Uma bela História de Vida
    • Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring
    • Buy Now Pay Later in Lifestyle Purchases Showing Non-Payments
    • The Day – Living a Vacation-Like Lifestyle, Every Day
    • Nutritionist Recommends Four Simple Ways to Build Health and Boost Immunity
    Comentários
    • Diego em QUESTÃO 270 – YOUCAT: COMO SE COMPORTA A IGREJA PERANTE OS DIVORCIADOS CASADOS?
    • Pedro F. Leite em QUESTÃO 424 – YOUCAT: O QUE É O ADULTÉRIO? É CORRETO O DIVÓRCIO?
    • Virtual Private Server em QUESTÃO 424 – YOUCAT: O QUE É O ADULTÉRIO? É CORRETO O DIVÓRCIO?
    • growth hormone em QUESTÃO 360 – YOUCAT: O QUE SIGNIFICA O “SINAL DA CRUZ”?
    • Pedro em QUESTÃO 407 – YOUCAT: POR QUE RAZÃO A IGREJA É CONTRA AS RELAÇÕES SEXUAIS ANTES DO CASAMENTO?
    Arquivos
    Categorias
    Demo
    Top Posts

    VINTE E NOVE DE DEZEMBRO DE 2021

    29 de dezembro de 20213

    Uma bela História de Vida

    10 de março de 20221

    O CÃO LEÃO (vulgo Rololô)

    21 de fevereiro de 20171

    Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring

    10 de março de 20220
    Don't Miss
    Família

    Uma bela História de Vida

    By fabio10 de março de 20221

    Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring

    10 de março de 2022

    Buy Now Pay Later in Lifestyle Purchases Showing Non-Payments

    10 de março de 2022

    The Day – Living a Vacation-Like Lifestyle, Every Day

    10 de março de 2022
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Inscrições

    Receba as últimas novidades!

    Demo
    Sobre
    Sobre

    Pedro Leite - News
    Biografia e Resenhas

    Email Us: contato@pedrofurtadoleite.com.br
    Contact: (48) 9 9925.6565

    Facebook YouTube WhatsApp
    Our Picks

    Uma bela História de Vida

    10 de março de 2022

    Keep an Eye on Cell Phone Use by Mobile Cell Phone Monitoring

    10 de março de 2022

    Buy Now Pay Later in Lifestyle Purchases Showing Non-Payments

    10 de março de 2022
    Most Popular

    VINTE E NOVE DE DEZEMBRO DE 2021

    29 de dezembro de 20213

    Uma bela História de Vida

    10 de março de 20221

    O CÃO LEÃO (vulgo Rololô)

    21 de fevereiro de 20171
    © 2026 Pedro Leite | por: FLD.
    • Home
    • Politics
    • Lifestyle
    • Science
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.